Secador de roupa - Como substituir a correia do motor (6)

Aplica-se a

  • Secadores de Roupa

Solução

Consulte sempre as informações de segurança do manual de utilizador do seu produto antes de qualquer operação de reparação ou manutenção. https://www.electrolux.com/support/user-manuals/

AVISO! RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO

Antes de qualquer operação de reparação ou manutenção, desative o aparelho e desligue a ficha da tomada.

ATENÇÃO! RISCO DE LESÃO

Tenha sempre cuidado ao mover eletrodomésticos. Para os aparelhos pesados é mais seguro que sejam duas pessoas a movê-los. Use sempre luvas de proteção e calçado de segurança. Use luvas de proteção em todos os momentos para se proteger de cortes provenientes de arestas afiadas.

AVISO! RISCO DE LESÃO OCULAR

Use óculos de proteção se realizar trabalhos de manutenção ou reparação que envolvam molas.

ATENÇÃO! RISCO DE PRENSAGEM

Use luvas de proteção se realizar trabalhos de manutenção ou reparação envolvendo correias.

ATENÇÃO! PERIGO DE ASFIXIA

Peças pequenas não são adequadas para crianças menores de 3 anos. Mantenha todas as peças pequenas e embalagens fora do alcance das crianças.

Apenas adultos devem usar ou instalar o produto.

Esvazie sempre o aparelho de toda a água, por exemplo, o recipiente de água da secadora. Qualquer manutenção deve ser realizada com o aparelho na posição vertical. Água residual pode danificar os componentes eletrónicos se o aparelho for colocado em qualquer um dos seus lados.

Certifique-se de usar o produto apenas para o fim a que se destina e verifique se é uma peça compatível com o produto pretendido.

Não utilize nem instale o produto se estiver danificado.

Tenha em atenção que a auto-reparação ou reparação por não profissionais pode ter consequências de segurança se não for realizada corretamente e pode anular a garantia. Possuir o conhecimento necessário é essencial.

COMO SUBSTITUIR A CORREIA DO MOTOR

1. Desaperte o parafuso Torx 20 no alojamento da gaveta do condensador. Depois, desaperte os dois parafusos Torx 20 na parte de trás da tampa do aparelho e deslize para trás para libertar.

2. Desaperte os oito parafusos Torx 20 na parte de trás dos painéis laterais do aparelho e os quatro parafusos Torx 20 na parte superior dos painéis laterais

3. Para remover os painéis laterais puxe-os para cima e afaste-os do corpo da máquina para libertá-los das abas de fixação na parte inferior e na lateral.

4. NOTA: Ao reinstalar, encaixe o painel lateral nos três encaixes inferiores e nos três encaixes laterais para garantir que os painéis fiquem alinhados com o corpo do aparelho.

5. Desaperte os dois parafusos Torx 20 do capacitor e da caixa de cablagem e, em seguida, puxe para si para libertar.

6. Rode o motor para trás para esticar a mola de retenção, enquanto puxa simultaneamente a correia do eixo do motor para libertar a correia de transmissão.

7. NOTA: Se a correia antiga ainda estiver presa e não estiver partida, corte-a e remova-a enquanto não estiver sob tensão.

8. Desaperte os dezoito parafusos Torx 20 à volta da cobertura do ventilador para libertar. (NOTA: Certifique-se de que a junta da cobertura do ventilador está corretamente posicionada durante a reinstalação)

9. Solte a lâmina do ventilador e puxe-a para si para libertar. Desaparafuse os seis parafusos Torx 20 na parte superior do painel traseiro.

10. Puxe as mangueiras do condensador para as libertar da caixa da bomba e, em seguida, retire as mangueiras dos clipes de suporte.

11. Solte a braçadeira do tubo do condensador e retire-a do bico.

12. Puxe as mangueiras do condensador para as libertar da caixa da bomba e, em seguida, retire as mangueiras dos clipes de suporte.

13. Puxe o painel traseiro na sua direção e depois para cima (para libertar as duas saliências da caixa de base) para soltar o painel traseiro. (NOTA: Ao remontar, verifique se o tambor gira manualmente para assegurar que montou o painel traseiro corretamente).

14. Uma vez que a parte traseira do tambor esteja exposta, deslize a nova correia à volta do tambor e empurre-a para o meio.

15. Ao montar, repita os passos pela ordem inversa. (NOTA: Certifique-se de que o tambor está devidamente ligado à vedação frontal e traseira, bem como apoiado sobre as quatro rodas do rolo por baixo do tambor).

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